Gabinete de Apoio ao Aluno

Gabinete de Apoio ao Aluno
Gabinete de Apoio ao Aluno

Acerca do Projecto

Profª Sofia Rodrigues(Coordenadora); Prof.Adelino Freitas; Prof. António Rocha; Profª.Carla Correia; Profª Eduarda Gonçalves; Prof. João Branco; Profª. Isabel Pereira; Prof. Luís Rodrigues; Prof.Mª Rosário Baptista ; Profª Marinel Freitas; Profª Olga Inácio; Profª Sofia Santos

Glossário

Doenças sexualmente transmissíveis (DST's) – doenças cujo contágio pode acontecer durante um qualquer tipo de relação sexual. Ver também esta mensagem do blogue.

Infecções sexualmente transmissíveis (IST's) - ver "Doenças sexualmente transmissíveis"

Menarca - primeira menstruação.

Métodos contraceptivos – métodos usados para evitar a gravidez. O preservativo (masculino ou feminino) também pode evitar o contágio por doenças sexualmente transmissíveis

Período fértil - fase do Ciclo Menstrual que se segue à ovulação e em que o óvulo (célula sexual feminina) se encontra aind na trompa de falópio, em condições de ser fecundado. Corresponde à fase em que, normalmente, a mulher pode engravidar. No entanto, esta fase é difícl de calcular, para além de se poderem  verficar situações, em que pode ocorrer uma gravidez não desejada numa fase do Ciclo Menstrual menos provável.

Puberdade - período da vida de uma pessoa que corresponde à transição da fase da infância para a adolescência. É nesta altura que se começam a notar as primeiras grandes mudanças no corpo, que correspondem aos caracteres sexuais secundários.

Poluções noturnas - ejaculações involuntárias que ocorrem durante o sono. Acontecem em todas as idades e são normais e saudaveis.

Substâncias aditivas ou psicoactivas – substâncias que causam dependência física ou psicológica, sendo muito difícil conseguir a desabituação. As drogas, o tabaco e o álcool são exemplos destas substâncias, mas também alguns tipos de medicamentos.